2024. O problema da economia brasileiroa é o mesmo há trés décadas: a crise fiscal. (Entrevista a Vinicius Mendes)
2024. O problema da economia brasileiroa é o mesmo há trés décadas: a crise fiscal. (Entrevista a Vinicius Mendes)
2020. Novas alterações podem enfrentar menor resistência hoje (Entrevista a Eduardo Cuculo).
21.4.2018 - Os órgãos de controle melhoraram, mas excesso de controles inviabiliza a reforma gerencial.
2017. Este artigo relaciona três fatos históricos novos após a II Guerra Mundial: o surgimento do estado social ainda nos anos 1940, sua contestação por uma ideologia neoliberal rentista e financista que se torna dominante a partir dos anos 1980, e a formulação e adoção da reforma gerencial como uma forma de legitimar o estado social ante o ataque que estava sofrendo, tornando a provisão dos seus grandes serviços sociais universais mais eficientes. English version available. (Revista de Administração Pública)
2017. A central objective of the 1995 Managerial Reform of the State was to turn more efficient the large social services, and so, legitimize the Social State defined in the 1988 Constitution.
Leonardo Queiroz Leite (2014). Neste trabalho, buscamos compreender e lançar luzes sobre o papel do ex-ministro da Administração Federal e da Reforma do Estado (MARE), Luiz Carlos Bresser-Pereira, na condição de principal formulador e empreendedor da Reforma da Administração Pública de 1995.
2014. Entrevista para o Anuário de Pesquisa da Fundação Getúlio Vargas.
2014-A detailed account of my experience in initiating the 1995 Managerial Reform of the State, and a short analysis of the present stage of the reform. (Entrevista a Leonardo Queiroz Leite)
Pai da Reforma Gerencial da Administração Pública de 1995, o professor Luiz Carlos Bresser-Pereira faz uma avaliação daquela experiência e um alerta: é preciso reaproximar os empresários e a burocracia do Estado. (Entrevista de Hélio Batista Barboza)
2014. if economics and economic policies are so complex that public managers and politicians would be unable to have a say on the matter, what democracy do we have?
2010. Public and private adminstration should not be mixed up. They are very different disciplines. (Short article).
2011. Em 2012, teremos um novo curso de Graduação em Administração Pública na FGV-EAESP. Desde 1970 a EAESP vem contribuindo com a preparação de gerações de profissionais sintonizados com as transformações do Estado e com os desafios contemporâneos da Gestão Pública.
2011. Yes, the state is able to reform itself. Actually, it is doing this permanently. (Desigualdade & Diversidade,Revista de Ciências Sociais da PUC-Rio)
2010. Carta a Ana Paula Paes de Paula.
2010. Interview to Rushda Majeed on the 1995 Public Management Reform.
Prefácio de Loureiro, Maria Rita, Abrucio, Fernando Luiz e Pacheco, Regina Silvia (Orgs.) Burocracia e Política no Brasil, Editora FGV, Rio de Janeiro. 2010.
2010. The public management reform was required by the rise of the social or welfare state, and proved instrumental in legitimizing it in so far as it makes social and scientific services provided by the state efficient. Portuguese version available. (Article: Revista de Administração de Empresas)
2010. The Brazilian public bureaucracy as well as the industrial bourgeoisie are out of the dominant political coalition since late 1980s. Yet, as it is engaged in the 1995 Managerial Reform (Revue Internationale de Politique Comparée).
2010. The Brazilian 1995 Public Management Reform continues to advance in Brazil. Here is a short memoir of the first four years. (Paper in edited book).
2008. The Public Bureaucracy in the Construction of Brazil (in Portuguese) To be published this book should be actualized with the 1995 Managerial Reform and its implementation. I should find a co-author to do that. (Book available in my website in PDF).